Extrato INSS Imposto de Renda 2020 – Confira três formas de consultar

O Imposto de Renda é um tributo federal sobre a renda obtida durante o ano. Para que o Governo possa acompanhar os valores adquiridos, os trabalhadores precisam informar para a Receita Federal todos os seus ganhos anuais. E para facilitar o processo, o contribuinte pensionista ou aposentado pode solicitar o extrato INSS imposto de renda 2020 para ver seu histórico de ganhos no ano.

No documento, o INSS informa os valores recebidos pelo contribuinte no ano e quanto foi pago de imposto. O documento é um relatório que permite a visualização do extrato para a declaração do imposto de renda.

Saiba muito mais sobre o extrato INSS imposto de renda, entre outros assuntos referentes ao imposto acompanhando nosso artigo até o fim. Saiba agora mesmo!

Consultar extrato INSS imposto de renda 2020

Como já foi mencionado, a consulta do extrato INSS é o serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS o documento que comprova a renda dos beneficiários, detalhando os valores, a data e o banco de pagamento do benefício.

Essa consulta pode ser realizada de três formas, veja a seguir:

  • Site do INSS
  • Agência do INSS
  • Agências da Caixa ou Banco do Brasil

Para facilitar o entendimento, montamos a seguir tutoriais de cada forma de consulta para que o interessado veja qual está mais de acordo e a realize posteriormente. Acompanhe!

Dúvidas frequentes respondidas:

Site Meu INSS

Das três alternativas para realizar a consulta do extrato inss imposto de renda 2020 é por meio do site do INSS. Siga o passo a passo abaixo e realize a consulta em poucos segundos, confira:

Extrato INSS Imposto de Renda 2020
  • Acesse o Portal do Meu INSS em https://meu.inss.gov.br/central/#/extrato-ir;
  • Selecione a opção “login” no canto superior direito da tela e realize seu cadastro no Meu INSS;
  • Ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”, do lado esquerdo da página, e emita o documento

Caso seja seu primeiro acesso, faça seu cadastro, clicando no botão “login”, em seguida selecione a opção “Cadastre-se”, e crie sua senha com, no mínimo, 9 caracteres , pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.

Agência do INSS

Outra opção, porém mais complicada, é o comparecimento a uma agência do INSS mais próxima, entretanto, será necessário realizar o agendamento pelo site. Veja a seguir como realizar o procedimento:

Extrato INSS Imposto de Renda 2020
  • Acesse o Portal do Meu INSS em https://meu.inss.gov.br/central/#/extrato-ir;
  • Informe seus dados, clique em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”;
  • Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “pagamento” e selecione o serviço desejado;
  • Compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários.

Agências da Caixa ou Banco do Brasil

Os cidadãos que recebem benefícios do INSS também podem retirar seus comprovantes de renda na Caixa Econômica e no Banco do Brasil.

Os correntistas dos bancos podem consultar o seu Histórico de Pagamento de Benefício no caixa eletrônico ou nos serviços oferecidos pela internet (home banking), através da opções:

Extrato INSS Imposto de Renda 2020
  • Banco do Brasil: Previdência Social
  • Caixa Econômica Federal: Extrato Previdenciário

Após realizar a consulta, basta imprimir o extrato INSS imposto de renda.

Meu INSS

O Meu INSS é uma central de serviços criada para facilitar a vida dos segurados. No sistema, é possível ter acesso a vários serviços através de computadores ou celulares conectados à internet.

Como visto no tópico acima, no Meu INSS, além de outros serviços, é possível fazer a emissão do Extrato de rendimentos INSS. A ferramenta possibilita agendamentos e realização de consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações de seu histórico de trabalho como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

Extrato INSS Imposto de Renda 2020

Conheça alguns serviços do Meu INSS abaixo:

  • Simulação de Tempo de Contribuição;
  • Agendamentos e Requerimentos;
  • Simulação de Tempo de Contribuição;
  • Histórico de Crédito de Benefício;
  • Extrato Previdenciário (CNIS);
  • Extrato de Imposto de Renda;
  • Alterar Dados de Contato.

Para utilizar esses serviços acesse https://meu.inss.gov.br/central/#/.  É necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. Os cadeados na página indicam quais os serviços precisam de senha. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone 135.

O site também disponibiliza serviços que não precisam de senha, como o agendamento para dar entrada em benefícios no INSS e marcação de perícia médica.

Esperamos que as informações acima referentes à emissão do extrato inss imposto de renda 2020 tenham sido muito úteis. Mas caso ainda tenha restado alguma dúvida, por favor, deixe uma mensagem para que possamos responder o mais breve possível.

Deixe um comentário