Cálculo Imposto de Renda 2020 – Como calcular e simular o valor IRPF

O cálculo Imposto de Renda 2020 é um assunto que deixa muitos contribuintes com dúvidas, afinal, este não é um processo tão simples de ser realizado. Através deste cálculo será possível saber o quanto precisará ser pago pelo seu IRPF no momento da declaração.

Estamos falando de um dos principais tributos do Governo Federal, o Imposto de Renda. Ele é anual e obrigatório, recaindo sobre cidadãos e empresas que obtiveram rendimentos acima de um determinado valor, no período de um ano.

Abaixo você entenderá como calcular imposto de renda, além consultar a tabela do tributo e conhecer o simulador disponibilizado pela Receita Federal imposto de renda. Portanto, continue acompanhando o nosso conteúdo e não deixe que nenhuma informação interessante passe despercebida. Vamos lá!

Como é feito o cálculo Imposto de Renda 2020

O Imposto de Renda é um dos principais tributos do Governo Federal e incide sobre pessoas físicas e jurídicas que obtiveram ganhos acima de um determinado valor. O órgão responsável por receber a declaração anual de rendimentos e calcular o valor de cada imposto é a Receita Federal. Mas afinal, como este cálculo é feito?

Esta é uma dúvida muito comum entre muitos cidadãos que querem entender melhor o tributo. Basicamente ele é feito levando em consideração alguns dados de ganhos dos contribuintes, tendo como base também a tabela do INSS.

Cálculo Imposto de Renda 2020

Melhor dizendo, será preciso ter em mãos as seguintes informações:

  • Valor bruto do salário bruto;
  • Valor das despesas na educação;
  • Valor da dedução por dependentes;
  • INSS multiplicado pela Alíquota.

Sabendo disto, basta aplicá-los diretamente na fórmula de cálculo do IRPF, esta que é a seguinte:

  • [(Salário bruto – dependentes – INSS) X alíquota] – dedução = Imposto de Renda Retido na Fonte.

No entanto, quem ainda achou complicado pode ficar despreocupado, já que o Receitanet o cálcula do valor de seu Imposto de Renda automaticamente, bastando que os contribuintes informem apenas os dados solicitados.

Estes dados envolverão as despesas e ganhos movimentados no período de um ano, incluindo:

  • Salário anual
  • Valor do carro
  • Casa
  • Escola das crianças
  • Faculdade
  • Plano de saúde
  • Até mesmo dinheiro da poupança

Todos eles serão de suma importância no momento da declaração de imposto de renda 2020.

Dúvidas frequentes respondidas:

Tabela do Imposto de Renda

A tabela é uma ferramenta muito importante para a administração deste tributo. Nela constam dados como a Base de Cálculo, as Alíquotas e a Parcela a deduzir do IRPF, facilitando a vida dos cidadãos no momento de calcular o valor de seu imposto.

A Receita Federal é o órgão responsável por divulgar esta tabela e o mesmo utiliza os mesmo dados desde o ano de 2015. Portanto, se você já tem conhecimento sobre como declarar, certamente já tem costume de lidar com as alíquotas e com a variação da porcentagem que consta na tabela imposto de renda 2020.

É interessante ressaltar que a alíquota presente na tabela Imposto de Renda 2020 possui variação de acordo com a renda mensal do contribuinte. Logo, quanto maior for o salário do cidadão, maior será a porcentagem da alíquota aplicada acima de seus rendimentos.

Abaixo deixaremos a tabela disponível para quem quiser consultá-la e realizar o cálculo imposto de renda 2020. Confira:

Base de cálculo (R$) Alíquota (%) Parcela a deduzir do IRPF (R$)
Até 1.903,98
De 1.903,99 até 2.826,65 7,5 142,80
De 2.826,66 até 3.751,05 15 354,80
De 3.751,06 até 4.664,68 22,5 636,13
Acima de 4.664,68 27,5 869,36

É interessante que os contribuintes acompanhem, mês a mês, os valores que são descontados de seu salário. Deste modo, fica melhor para organizar as finanças e criar planos para o futuro.

Simulador Imposto de Renda

Uma ferramenta muito importante e que ajuda bastante na vida dos cidadãos que tem dúvidas sobre como calcular imposto de renda é o simulador da Receita Federal. E como já diz o nome, por meio dele é feita uma simulação, possibilitando que o contribuinte saiba o valor do imposto anual e mensal.

Algumas plataformas online, como a da própria Receita Federal disponibiliza este simulador para os contribuintes poderem realizar o cálculo do imposto de renda em pouquíssimo tempo, trazendo maior facilidade e comodidade.

Se você não sabe como estar utilizando o simulador do imposto de renda, basta acompanhar as dicas passadas no guia-explicativo a seguir:

Cálculo Imposto de Renda 2020
  • Acesse http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/dirpf/simulacao-de-aliquota-efetiva-1;
  • Selecione uma das opções: Cálculo Mensal/Cálculo Anual;
  • Preencha os campos em branco com os dados solicitados;
  • Os valores serão atualizados automaticamente.

Pronto! Seguindo os passos acima, você conseguirá ter uma noção exata de quanto pagará após o envio da declaração pelo programa imposto de renda. Ainda será possível estar imprimindo a folha de simulação para guardá-la, caso precise utilizar a mesma futuramente.

Depois de ter acompanhado estas informações a respeito do cálculo imposto de renda 2020, esperamos que todas as dúvidas relacionadas ao assunto tenham sido esclarecidas. Mas, se ainda tiver uma pergunta a fazer, deixe-a em um comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. Obrigado!

Deixe um comentário